MeninaBabyMeninoBaby

Como montar um enxoval perfeito – Parte I: 7 dicas básicas!

Em 10.05.2017 • Por Lya

Preparar o enxoval do bebê nem sempre é uma missão fácil, principalmente para os papais de primeira viagem. A preparação do enxoval é um momento especial e muito importante para a tão aguardada chegada do pequeno! Veja nosso post sobre enxoval aqui também.

Toda a rotina do lar vai mudar, e os pais vão precisar se adaptar a novos tipos de roupas e acessórios, antes nunca vistos! O primeiro choque é com os nomes: Cueiro? O que é isso? Culotes? Se você pensou naquela gordurinha que nós mulheres amamos no quadril, errou! rsrsrs Tip top, body e macacão…são diferentes? Achou que era tudo igual? Sabe de nada inocente!!

Porém a boa notícia é que aprendemos rapidinho!! Mas para aqueles papais mais aflitos e inseguros vamos realizar uma seleção de posts e produtos com dicas maravilhosas e econômicas de como montar o enxoval de acordo com cada estação que seu baby lindo irá nascer. Hoje é dia de  7 dicas básicas de como montar um enxoval perfeito! Vem ver!

1. Rotina da casa: Cada família precisa de um enxoval diferente de acordo com as suas necessidades. Sempre digo que a quantidade de roupas está totalmente direcionada ao número de lavagens que você vai ter durante a semana. Por exemplo: uma mãe que não tem ajuda e precisa cuidar de tudo sozinha, muitas vezes não conseguirá lavar e passar as roupas do bebê com certa freqüência. Esse tipo de rotina do lar vai precisar de um número maior de roupas para os primeiros meses. Nesse período é que suja mais devido à amamentação e o vazamento de fezes ou urina nas roupas. Porém se você tiver ajuda, e puder lavar as roupas diariamente ou a cada dois dias, o número necessário de peças será consideravelmente menor.

2. Número de peças de roupas para cada idade: Essa é a primeira pergunta que todas as mamães fazem! A resposta é depende. Sou da opinião que durante o dia a troca da roupa deva ser realizada apenas caso suje. Sou contra as pessoas que falam que a cada mamada a roupa deve ser trocada! Aliás, acho um absurdo desnecessário! Além de trabalho quadruplicado, borá economizar água, né galera? Por dia no mínimo você trocará de duas a três roupas nos primeiros meses. Tirando os imprevistos que sempre ocorrem!

Quem já é mãe e está lendo aqui, deve lembrar daquele cheirinho delicíaaaa de leite! Afeee ‘maravilhas’ da maternidade! Bem, gosto de pensar em uma média de três a quatro roupas por dia no máximo. Caso você lave 1 vez na semana, seria um total de 21 ou 28 roupas a cada 3 meses! Mas caso você lave com mais frequência sua real necessidade será bem menor! Deu pra entender porque a rotina da casa é tão importante na hora de fazer as compras?

Vitrine

3. Estação do ano e local do nascimento: Pode parecer uma coisa boba para muitos, porém no Brasil inverno e verão dependem de qual região do país você mora. Norte ou nordeste é sempre verão, o inverno deles apenas apresenta temperaturas mais amenas. Ou seja, o enxoval de inverno não se enquadra para essas regiões. Já quem mora no sul e sudeste precisa ficar atento para as mudanças do enxoval nas temperaturas mais baixas.

4. Tecidos: Fique atenta ao toque dos tecidos escolhidos para as roupas do bebê. Prefira os tecidos mais macios, sem zíper e outros detalhes que possam machucar. Na hora de escolher as saídas de maternidade, muitos optam pelo tricô, certifique-se que são anti-alérgicos e sempre coloque um body de algodão por baixo, evitando o contato da pele do bebê diretamente com a linha. Lembre-se que a pele do seu pequeninho é super sensível. Você conhece o algodão pima? Nós adoramos, veja tudo sobre ele aqui.

5. Desvendando os tamanhos das roupinhas: No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), criou uma tabela de referência para roupas de crianças, com o intuito de padronizar as numerações das confecções, porém não são todas as marcas que seguem esse padrão. Para termos uma noção de como funciona e podermos calcular a quantidade de roupas para os próximos meses de acordo com as estações.

PP: Recém-Nascido

P: até 3 meses

M: de 3 a 6 meses

G: de 6- 9 meses

GG: de 9-12 meses

6. O enxoval de roupas do bebê muda a cada 3 meses: Na hora das compras você deve se organizar por idade a cada 3 meses. Por exemplo: roupas para 3, 6, 9, 12 meses. E assim lembrar das estações do ano que ele vai estar em cada idade. Não deixe de comprar roupas para recém-nascido, mesmo sendo pouco usada. Em média, apenas no primeiro mês você vai precisar. Não adquira grandes quantidades, pois nessa fase eles crescem muito rápido. Não deixe de ver nosso post de como economizar com as roupas do bebê aqui!

7. Roupas mais usadas nos primeiros 3 meses: Nesse período quando o bebê é bem novinho, conforto e praticidade são mais do que essenciais. Alguns tipos de roupas são imprescindíveis para passar por essa fase. Elegemos o macacão com abertura da frente, o body com calça/culotes como os mais práticos. Na hora de comprar as roupinhas para essa idade sempre leve em consideração que ela deva ser fácil para a troca de fraldas! Trocamos muitas vezes durante o dia e na madrugada também. Já imaginou você passando trabalho com a roupinha duranta a madrugada? Ninguém merece né?

E aí gostaram das nossas dicas básicas? Em breve a parte II de como montar o enxoval perfeito!! Aguardem!

Agora confira os produtos que você tem que ter!

Vitrine

Créditos imagens:
Imagens 3 e destaque: Chrissy Powers
Imagem 1 – Bare Foot Blonde
Imagem 2 – EnkWright
Imagem 4 – Ella Brooks Blog
Imagem 6 – Mini Style Blog
Imagem 5 – Frankie and CO.

 

escrito por:
Lya
Compartilhe
Comente via facebook
2 Comentários
  1. […] Hoje vamos dar continuidade ao especial Enxoval com a parte II – Enxoval para os bebês que nascem no inverno. Confira as dicas iniciais de como preparar o enxoval perfeito – parte I aqui! […]

  2. […] aguenta essas fofuras gente? Confira aqui e aqui as dicas especiais para fazer um enxoval perfeito e os segredos para economizar nesse […]

Escreva seu comentário