DesignDecoração

Decor: quarto montessoriano, entenda e se inspire!

Em 23.02.2017 • Por Renatha Dudeque

Criado em 1907, o método Montessori nunca esteve tão atual, e tem despertado a curiosidade de muitas mamães mundo a fora. Ao contrário das correntes mais tradicionais, ele prioriza a autoeducação por meio da autonomia e da liberdade. A ideia é que a criança passe a ser a verdadeira protagonista do seu desenvolvimento, cabendo aos educadores somente fazer o acompanhamento.

Esse é um método realmente muito interessante, e não se limita somente a sala de aula. Muitos pais têm optado por decorar o quarto de seus filhos com base nas indicações montessorianas.

Vem que a gente te conta as principais:

1.Disposição dos móveis: o indicado é que todos os elementos do quarto sejam posicionados na altura da criança, para que ela tenha liberdade para explorar o espaço. Isso inclui o berço/cama, armário ou cômoda, prateleiras e brinquedos.

2. Crie estímulos na decoração: a princípio, a decoração montessoriana é minimalista, pois, acredita que quanto menos elementos, mais a criança poderá desenvolver a concentração. Mesmo assim, algumas imagens e fotos podem estimular o seu desenvolvimento, devendo ser colocados na altura de seus olhos.

3. Espelho: eles ajudam a criança a reconhecer a própria imagem. Por uma questão de segurança, é indicado que o espelho seja de acrílico ou que seja colado a uma placa de MDF.

4. Tapete bem confortável e estampado: para delimitar o espaço para as brincadeiras e despertar o desenvolvimento sensorial da criança.

5. Brinquedos ao alcance: cabendo a própria criança organizar seus brinquedos.

6. Barra fixa na parede: sabem aquelas barras utilizadas nas aulas de ballet? Então, nesse caso, elas tem a finalidade ajudar a criança na fase em que estão aprendendo a andar.

7. Berço ou cama no chão: sim, isso mesmo, no sentido mais literal da palavra. Nesse método, geralmente é colocado o colchão no chão, para que a criança possa levantar e deitar a hora que quiser.

Agora confira algumas imagens que vão te inspirar:

quarto montessorianoquarto montessoriano

quarto montessorianoquarto montessoriano

quarto montessorianoquarto montessoriano

quarto montessoriano

quarto montessoriano

quarto montessorianoquarto montessoriano

Espia só os produtos que selecionamos para você:

Vitrine

Créditos imagens:
Imagem 1 – Apartment Therapy
Imagem 2 – 2, 3, 4, 5, 6, 9, 10 – @pinterest
Imagem 7, 8 e imagem destaque – Na Toca design

escrito por:
Renatha Dudeque
Compartilhe
Comente via facebook
2 Comentários
  1. […] Móveis – os móveis não precisam ser neutros, mas devem ser escolhidos pensando em outras fases da infância. Berços que viram cama, ou mesmo as camas de casinhas utilizadas no método montessoriano podem ser boas escolhas. E por falar nisso, o método montessoriano é ótimo para decorações atemporais, já que todo o quarto é pensado para atender várias idades da criança (confira todos os detalhes nesse post aqui). […]

  2. […] Montessoriano, que a pouco tempo se tornou o assunto do momento (inclusive já falamos sobre ele aqui). No método tradicional é utilizado somente um colchão no chão, sem muitos detalhes. Mas para […]

Escreva seu comentário