DesignDecoração

Decor infantil: cantinho para leitura!

Em 25.05.2017 • Por Renatha Dudeque

A leitura é um habito que pode ser criado desde muito cedo e os benefícios são infinitos! Através dela, as crianças podem desenvolver a imaginação e criatividade, identificar e entender melhor sentimentos e emoções, e viajar para lugares desconhecidos mesmo sem sair do lugar. Tudo isso, de maneira significativa e prazerosa! Sabendo dessa importância, muitos pais tem buscado fazer um cantinho próprio para estimular os seus pequenos a embarcarem no universo dos livros. A boa notícia é que não é preciso muito para isso – basta que tenha conforto, boa iluminação e acessibilidade. Vem que a gente te conta todas as dicas!

cantinho leitura

Normalmente, é reservado um espaço no próprio quarto da criança para esse fim, mas pode ser em qualquer lugar da casa que você julgar ideal. Basta ficar atento a esses destalhes:

Conforto: é muito importante que esse seja um cantinho bem aconchegante, para acolher o seu pequeno durante o tempo de leitura. Uma poltrona, um futon, a cama ou até mesmo um tapete fofinho cheio de almofadas, desde que confortáveis, podem ser ótimas escolhas.

Iluminação: uma boa iluminação é ideal para não prejudicar a visão. Para compor esse ambiente, escolha uma luminária que não emita nem luz demais, nem luz de menos. Fique atenta a cor da lampada (a cor branca é mais indicada para leitura), e também a altura da luminária (não deve estar muito alta).

Acessibilidade: os livros devem estar ao alcance da criança, para que ela possa pegá-los sem precisar do auxilio de um adulto. Independente se escolher uma estante ou prateleira, os posicione na altura do seu pequeno.

cantinho da leituracantinho da leitura

Além dessas dicas, alguns truques podem deixar o cantinho da leitura mais atrativo e ainda dar um charme para a decor. Sabem aquela cabaninha que está super em alta (inclusive falamos dela aqui)? Então, ela deixa qualquer ambiente mais estiloso e também pode ser o espaço ideal para o seu pequeno desfrutar de uma boa leitura. A disposição dos livros na prateleira também pode fazer diferença – que tal adicionar alguns brinquedos de madeira ou bichinhos de tricot para chamar ainda mais atenção?

Confira mais algumas inspirações:

cantinho leitura cantinho leitura

cantinho leitura

cantinho da leitura

Confira os produtos que selecionamos para o seu filhote:

Vitrine

Créditos imagens:
Imagem 1, 6 e destaque – Could I Have That
Imagem 2 – @AshleyANielson
Imagem 3 – Pinterest
Imagens 4 e 8 – Apartment Therapy
Imagens 5 e 7 – Oh Eight Oh Nine

escrito por:
Renatha Dudeque
Compartilhe
Comente via facebook
Escreva seu comentário